Curso de Redes Sociais - Inscreva-se Já!

Facebook vai excluir “falsos curtir” em fanpages

A empresa Facebook está em alerta com o grande número de “falsos curtir” encontrados na rede social. Fonte: Noticias BR
Em nota, a Facebook garante que vai combater essa prática excluindo os “curtir” que violem as regras da rede social.
O “curtir” falso pode ser adquirido através de contas falsas e de softwares maliciosos. A medida de segurança deve reduzir o número de “curtir”, cerca de 1% deles devem ser excluídos, em média, por perfil.
A opção “curtir” da rede social Facebook pode ser utilizada pelos usuários para demonstrar a aprovação das publicações de um perfil, podem ser de fotos, links, vídeos, ou mesmo das mensagens de atualização. A prática também é utilizada para fazer marketing positivo, expor marcas e criar mais dinâmica nas campanhas publicitárias realizadas na rede. Entretanto, forjar esses “curtir” tem sido uma prática cada vez mais frequente no facebook. Os golpistas, também chamados de scammers usam a prática para aumentar a popularidade dos perfis.
Mesmo se tratando de uma rede social fechada que exige o cadastramento dos usuários, a situação se agrava, porque muitos usuários são persuadidos a “curtir” algum link. A indústria de falsos “curtir” usa softwars maliciosos que infiltram contas fraudulentas. Quem ganha dinheiro com a venda desses “curtir” em grande escala são os crackers.
A compra de pacotes de “curtir” acontece pela internet, onde os interessados podem escolher a quantidade de cliques e pagar um valor fixo por cada pacote. Quem vende os pacotes não conta como acontece o processo, uma suspeita da empresa, pode ser a criação de contas falsas e dos próprios softwares maliciosos. De acordo com dados da própria rede social existem cerca de 8,7% de perfis falsos no Facebook hoje, o que equivale a 83 milhões de contas falsas.
O comunicado surge no momento em que a empresa tenta provar ser uma plataforma rentável e poderosa. A pressão fez com que a Facebook se manifestasse sobre os cliques fraudulentos garantindo que sempre contou com sistemas para acabar com fraudes e que agora está intensificando seus esforços nesse sentido.

Curso de Redes Sociais

Postado por:

Vincent Benedicto: Diretor de SEO (Search Engine Optimization) e Marketing Online da Griff Art & Design.

1 Comentário to “Facebook vai excluir “falsos curtir” em fanpages”

  1. Debora Soares disse:

    Eu, particularmente não entendo o Facebook. Eles usam e abusam do Marketing Digital e agora querem ditar regras quase que tiranas… Pra mim, isso que eles estão fazendo ( exclusão de perfis, bloqueio de fan pages, regras absurdas, castigos etc.) é dar um tiro no próprio pé!

Comente esse Post